Aconteceu em Cotia (São Paulo) o Congresso da Coordenação geral do Movimento Laical Orionita. Participaram os responsáveis das Coordenações territoriais da Italia, Brasil, Argentina, Uruguay, Chile, Polonia, Venezuela, Inglaterra, Espanha. O objetivo da Assembléia, que acontece a cada três anos, é fazer revisão e projeto do caminho do Movimento e eleger a Coordenação geral.
Estiveram presentes os assistentes gerais do MLO: Dom Eldo Musso (FDP) e Irmã Maria Gabriella Lisco (PSMC). A importância da assembléia foi reafirmada também com a presença dos dois superiores gerais Dom Flavio Peloso (FDP) e Irmã Maria Irene (PSMC); pelo Instituto Secular Orionita se fez presente Luci Soligo, responsável do ISO no Brasil.
A jornada do dia 13 outubro foi dedicada inteiramente a escuta das relações sobre a situação e as atividade do MLO nas várias nações com presença orionita. Os vários relatórios enriqueceram a consciência da missão do MLO e ofereceram idéias concretas para um maior compromisso e organização.
A jornata foi concluída com a Missa presidida pelo Provincial do Brasil Sul, Padre Aparecido da Silva que sublinhou a importância fundamental para o bem do Movimento de ser vivos na alma, vivos em Jesus.
ELEIÇÃO DOS COORDENADORES GERAIS E OUTROS RESPONSÁVEIS
É Francisco Xavier Rodrigues Mendes o novo Coordenador geral do Movimento Laical Orionita. Foi eleito, hoje 14 outubro, durante a Assembléia da Coordenação geral do Movimento Laical Orionita. Na reunião estavam presentes os responsáveis das Coordenações territoriais de todo o “Mundo laical orionita”.
Xavier – assim, ccarinhosamente chamado - é espanhol de Madrir, tem 63 anos, casado, com 4 filhos e vários netos. Trabalhou em uma multinacional como engenheiro elétrico. Em 1987 teve seu primeiro encontro com a família Orionita, no Pequeno Cotolengo de Madrir, como voluntário e agora membro da equipe de direção e colaboração da “Fundação Dom Orione”. Participou desde o começo do crescimento do Movimento Laical Orionita e atualmente é o coordenador do MLO da Espanha e Venezuela.
Vice-Coordenadora foi eleita Antonella Simonetta, italiana, desde 1957 no Movimento Tra Noi e no Instituto Maria de Nazaré, comprometida com a pastoral do trabalho e desde a um ano Coordenadora do Território Italia Sul do MLO.
Último ato da intensa jornada foi a nomeação da Secretaria operativa do MLO que tem como compromisso de dar continuidade e animação e decisões da Coordenação geral. Como secretaria geral foi nomeada Armanda Sano; os outros componentes da Secretaria são: Alejandro Bianco, Giorgio Sanderra e Giovanni Botteri.
O Movimento Laical Orionita agora continua o seu caminho segundo a Carta de comunhão e do estatuto apresentado ao Pontificio Conselho para os Leigos para o reconhecimento como Associação internacional de fiéis.
Esta componente laical da Família Orionita dá mais um passo importante na sua estruturação como movimento coordenado de todas as associações e grupos laicais que se inspiram no carisma e na missão de Dom Orione.
MENSAGEM DA COORDENAÇÃO CENTRAL DO MLO
Acabamos de celebrar a Assembléia da Coordenação Central do Movimento Laical Orionita em Cotia, São Paulo (Brasil), de 13 a 17 outubro 2010.
Acabamos de avaliar o caminho feito até agora e os passos que faremos no próximo triênio. Para isto elaboramos um programa comum e escolhemos o novo Coordenador geral (Xavier Rodrigues), a Vice-Coordenadora (Antonella Simonetta), a secretaria (Armanda Sano) e os outros membros da Secretaria.
A exigência de viver e difundir a espiritualidade de São Luís Orione como estilo de vida pode dar resposta concreta a exigência dos tempos.
"Joguemo-nos no fogo dos novos tempos" é o solicito empenho que o Movimento Laical Orionita assume como linha do Projeto formativo que, nos proxímos três anos, ajudará a cada um de nós a tornar atual o carisma nos diversos ambientes de vida, para construir uma fraternidade universal.
A vida de oração te ajudará no discernimento para ler os sinais dos tempos à luz do Evangelho.
Tomemos a coragem e a audâcia do nosso Santo fundador para semear gestos concretos de caridade, conscientes que "somente a caridade salvará o mundo", e para construir relações fraternas em vista de "Instaurare omnia in Christo".
A Coordenação Central do MLO
Cotia, 17 outubro 2010
17 OUTUBRO, FESTA EM APARECIDA
Com a solene e grandiosa celebração no santuário de Aparecida, às 8h no domingo 17, concluiu-se a onde se desenvolveu de modo intenso o congresso geral do Movimento Laical Orionita.
Cerca de 15 mil pessoas se reuniram na ampla nave do imenso santuário mariano nacional de Aparecida. Desses, mais de mil eram peregrinos da Familia Orionita vindos de todas as partes do Brasil. A maioria viajou até 3 dias de ônibus para esta festa.
A Missa, trasmitida pela TV para todo o país, foi presidida pelo bispo Joércio Gonçalves Pereira que tinha a seu lado Dom Flavio Peloso e o reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Darci José Nicioli. Estavam presentes 70 sacerdotes e religiosos orionitas, os Provinciais Pe. Aparecido da Silva e Pe. Joao Batista de Freitas; tivemos uma presença marcante das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade lideradas pela Madre geral Irmã Maria Irene Bizzotto.
Durante a celebração foi dado uma particular destaque à presença dos participantes ao Congresso internacional do Movimento Laical Orionita. Aos leigos coube levar a bandeira da Congregação acompanhada das bandeiras das nações onde estamos presentes junto à pequenina imagem da “mãezinha Aparecida”, que em seguida foi erguida por Dom Flávio para abençoar os milhares de fiéis em meio aos aplausos e cantos.
A festa continuou no grande salão na Crípta do santuário, onde aconteceu o encontro de todos os orionitas que partilharam entre outras coisas, notícias, pensamentos, apresentações de coral, que serviram para reforçar a alegria e o espírito de Dom Orione, além de fortalecer a militância na família orionita.