SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG OFICIAL DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO APRESENTA PARA TODOS OS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E LEIGOS E A TODA A CONGREGAÇÃO ESTE BLOG PARA FACILITAR OS COMUNICADOS.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entrega do Livro Didático -- Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus


Aconteceu no dia 04/02/11, o Dia “D” de Entrega dos Livros Didáticos de nossa escola. Os pais compareceram em massa para receberem os livros de seus filhos. Alguns alunos, anciosos, vierem juntos com os pais para pegarem seus livros. Tudo transcorreu dentro da normalidade. O pacote foi composto por 5 livros: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e dentro dele também foi enviado um lembrete com dicas de conservação dos livros, que são de fundamental importância para os estudos e aprendizagem dos alunos. Os pais faltosos compareceram depois, durante a semana, para pegarem os livros de seus filhos. Quem ama conserva!!!

Programa PROERD- Escola Sagrado Coração de Jesus -Araguaína - TO




Lançado em nosso Estado desde 2002, nas escolas públicas e particulares, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – PROERD, começou novamente as atividades em nossa escola. O programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um Militar fardado, treinado e preparado para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O programa tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. Além da sua presença física em sala de aula, o policial militar, enquanto educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Uma parceria que deu certo!!!

Projeto Amigos da Escola

Através do Projeto Amigos da Escola e a convite de um aluno de nossa escola, no dia 27/01/11, recebemos a visita de um amigo da escola de Brasília/DF, Tom Vital, que aproveitou o passeio em nossa cidade e fez-nos uma visita. Aproveitando a visita, realizou uma palestra mesclada com brincadeiras e músicas sobre “ Educação no Trânsito”, um problema tão sério que está atingindo muitas pessoas na atualidade.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tempo Comum


Terminado Tempo do Natal com a Solenidade do Batismo do Senhor, a Igreja começa a caminhar como O Povo de Deus caminhou no deserto durante quarenta anos rumo a Terra Prometida. Nem só de festas e solenidades vive a espiritualidade da Liturgia, mas o dia a dia, a rotina, a Constância, traçados pela esperança e perseverança na caminhada. O aspecto mais forte deste tempo é a comunidade reunida para celebrar sua fé, tendo o Domingo como a Páscoa semanal, onde a Igreja, Povo de Deus, caminham juntos com o seu Senhor ressuscitado.


Este longo período compreende 33/34 semanas. O tempo comum começa no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de carnaval, inclusive. Interrompido pelo ciclo pascal. Recomeça na segunda-feira depois de pentecostes e termina no sábado anterior ao 1° domingo do advento.

Sentido: O domingo é a páscoa de cada semana, dia da reunião da comunidade para escutar a Palavra e fazer a Ceia em memória da morte e ressurreição de Jesus.


Os primeiros domingos do tempo comum são marcados por um clima de manifestação do Senhor, da sua missão no mundo e do chamado dos discípulos. A atitude destes domingos é sugerida pela voz do Espírito que desceu sobre Jesus nas águas do Jordão: “Tu és meu Filho querido, o meu predileto”! Contemplamos Jesus como o iniciador do reino.

Além do domingo, como festa semanal, celebram-se nesta primeira parte as festas da apresentação do Senhor e a festa da conversão do apóstolo Paulo.


O gesto simbólico que caracteriza o domingo como dia memorial da páscoa é sempre a reunião da comunidade em torno da Palavra e da santa ceia. O evangelho de cada celebração às vezes inspira um símbolo ou gesto simbólico que marca um determinado domingo. Para ressaltar a dimensão pascal do domingo, está previsto oração e aspersão da água (no lugar do ato penitencial). Há ainda as músicas que expressam o sentido de cada domingo.