Estamos iniciando mais um ano e, com ele, mais uma etapa na caminhada pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil. Muitas atividades serão desenvolvidas e, entre elas, mais uma Campanha da Fraternidade, a de número 46. Já estamos nos aproximando de meio século de história da Campanha da Fraternidade ( CF).
De fato, a CF ocorreu pela primeira vez em âmbito nacional no ano de 1964, com o tema “Igreja em renovação” e o lema: “ Lembre-se: você também é Igreja”. Na verdade, ela já existia desde 1962, quando foi criada pelo então administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, dom Eugênio de Araújo Sales – na atualidade, cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro -, juntamente com dois presbíteros da Cáritas brasileira. A CF foi crescendo até tornar-se, com grande influência do Concílio Vaticano II, que estava sendo realizado na época, uma campanha nacional.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. No começo havia apenas as folhas volantes e o cartaz. Depois vieram o documento-base, os subsídios litúrgicos, o manual, as músicas, a mensagem do papa, o texto-base, o método ver-julgar-agir etc., e a CF foi crescendo até atingir a forma e a metodologia de hoje.
Nessa história, muitos temas foram abordados pela campanha durante suas três fases de existência: a da renovação da Igreja e do cristão. Como temas como “Igreja em renovação”, “Reconciliação” etc.; a dos desafios da justiça e a construção da sociedade, com temas como “Fraternidade e família”, “Fraternidade e educação” etc.; e a dos grandes desafios da realidade social, com temas como “Fraternidade e moradia”, “Fraternidade e pessoas idosas” etc.
Em 2010, temos nova campanha, com o tema “Economia e vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Participe conosco.
Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF
De fato, a CF ocorreu pela primeira vez em âmbito nacional no ano de 1964, com o tema “Igreja em renovação” e o lema: “ Lembre-se: você também é Igreja”. Na verdade, ela já existia desde 1962, quando foi criada pelo então administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, dom Eugênio de Araújo Sales – na atualidade, cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro -, juntamente com dois presbíteros da Cáritas brasileira. A CF foi crescendo até tornar-se, com grande influência do Concílio Vaticano II, que estava sendo realizado na época, uma campanha nacional.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. No começo havia apenas as folhas volantes e o cartaz. Depois vieram o documento-base, os subsídios litúrgicos, o manual, as músicas, a mensagem do papa, o texto-base, o método ver-julgar-agir etc., e a CF foi crescendo até atingir a forma e a metodologia de hoje.
Nessa história, muitos temas foram abordados pela campanha durante suas três fases de existência: a da renovação da Igreja e do cristão. Como temas como “Igreja em renovação”, “Reconciliação” etc.; a dos desafios da justiça e a construção da sociedade, com temas como “Fraternidade e família”, “Fraternidade e educação” etc.; e a dos grandes desafios da realidade social, com temas como “Fraternidade e moradia”, “Fraternidade e pessoas idosas” etc.
Em 2010, temos nova campanha, com o tema “Economia e vida” e o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Participe conosco.
Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF
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