SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG OFICIAL DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO APRESENTA PARA TODOS OS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E LEIGOS E A TODA A CONGREGAÇÃO ESTE BLOG PARA FACILITAR OS COMUNICADOS.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 – COMPROMISSO E MISSÃO


No dia 03 de outubro, todos os brasileiros maiores de 16 anos são convidados a se dirigirem à sua sessão eleitoral para ajudarem a escolher os futuros governantes do país, ou seja, escolher o presidente do Brasil, o governador do Estado, os senadores da República e os deputados federais e estaduais.


Ciente da importância deste momento para a melhoria das condições de vida do povo da região, aproveito a oportunidade para fazer algumas considerações. Faço-as em base à Cartilha assinada, entre outras entidades, pelo Conselho Nacional dos Leigos do Brasil e pelas Pastorais Sociais ligadas à CNBB.


O pressuposto é de que o nosso voto “tem conseqüências para a vida do povo e para o futuro do país”. Por isso, além de votar em candidato “ficha limpa”, precisamos olhar a capacidade e as convicções do candidato. Olhar para as intenções que movem a pessoa a se apresentar como candidato e se seus princípios estão em sintonia com os princípios que orientam a minha vida. Jamais deveremos dar o nosso voto a alguém pelo simples fato de nos haver favorecido em alguma coisa ao longo da vida.


A Igreja Católica, conforme afirmação de Bento XVI, “não pode e nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política”. Por isso ela não apresenta candidatos, mas incentiva seus membros “a que se engajem na ação política e participem da vida pública, assumindo funções legislativas e administrativas que se destinam a promover, orgânica e institucionalmente, o bem comum” (Deus Caritas est, nº 28). Pede que não sucumbam à tentação de afirmar que “não adianta votar pois, todos são iguais e nada vai mudar”. A nossa história oferece bons exemplos de lutadores pela conquista da democracia. Entre os atuais candidatos existem várias pessoas idôneas que são movidas pelo real desejo de colaborar na construção de uma sociedade justa, próspera e fraterna, e que são merecedoras da nossa confiança.

Para nos ajudar a definir o voto, apontamos alguns princípios que estão na cartilha acima citada:


1. Examinar as idéias e os valores que o candidato defende.
2. Examinar os projetos do candidato e confrontar com os projetos do partido ao qual ele está filiado.
3. Votar em candidatos cujas propostas defendam a dignidade da pessoa humana e da vida. Projetos que ajudem a construir a cultura da paz, através da inclusão social e da proteção das pessoas contra as diversas formas de violência.
4. Escolher candidatos comprometidos com a diminuição do desemprego, com programas de apoio às famílias de baixa renda e com a questão ecológica.
5. Candidatos que incluem em seus programas o cuidado com a infância, o combate à prostituição infantil, a educação escolar de qualidade, os direitos dos idosos...
6. Candidatos comprometidos com a construção da sociedade plural, onde os direitos humanos sejam respeitados.
Aproveitemos os dias que nos separam do dia 03 de outubro para nos informar sobre a vida e os projetos dos candidatos, para que nosso voto seja consciente e que no futuro não precisemos nos arrepender por termos dado o nosso voto a esta ou aquela pessoa.
Dom Canísio Klaus

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CAPITULO PROVINCIAL PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA – Brasil e Cabo Verde

Queridas irmãs e irmãos em Cristo,


Nós, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (São Luís Orione), estivemos reunidas em Capítulo de 11 a 19 de setembro de 2010. Nesse itinerário, buscamos critérios e metas para “Instaurare omnia in Christo”, acolhendo a pessoa como um dom, a partir da experiência de Jesus Cristo que nos torna testemunhas do Reino de Deus e nos leva a relações e ações mais audaciosas, proféticas, humanizadoras, fraternas e evangelizadoras.
Sentimo-nos interpeladas pela necessidade de vivenciar o “Instaurare Omnia in Christo,” grande projeto de vida do nosso pai fundador, São Luís Orione, buscando estratégias para viver e operar como filhas da Igreja, a serviço das camadas sociais marginalizadas que não tem voz nem vez no mundo globalizado.
Os trabalhos foram intensos, alternando-se entre grupos, plenários, discussões e consenso na elaboração critérios, metas e propostas concretas para sanar o ponto crítico do Instituto detectado na Assembléia geral de 2008. Foram de grande utilidade as contribuições provenientes dos Capítulos locais, das iluminoções dos assessores: Pe. Aparecido e Pe. Tarcísio e da presença dos leigos.
Na medida em que os trabalhos prosseguiam, sentíamos a forte presença do Espírito Santo, através das luzes que iam surgindo na busca de soluções para reavivar a chama do carisma orionita em cada uma de nós, na Igreja e no e no mundo; estímulo a não perder a esperança, mas reacender no Instituto a alegria e o brilho do viver em comunhão como mulheres capazes de construir relações autênticas; aumentando o fluxo da caridade em nós para continuarmos sendo “sinais de vida” para o mundo.
Dia 19 foram concluídos os trabalhos capitulares com a votação dos documentos finais e a escolha das Delegadas que representarão a Província Nossa Senhora Aparecida (Brasil e Cabo Verde) no Capítulo Geral que acontecerá em Roma de maio a junho de 2011. Como Delegadas, foram eleitas: Ir. M. Zulmira Luz Vasconcelos, Ir. M. Bernadeth Martins de Oliveira e Ir. M. Antônia Souza Matinho.
Convictas de que nossa missão brota da comunhão com o Senhor e da sensibilidade solidária para com aqueles a quem Ele nos envia, procuremos caminhar em sintonia com todo o Instituto, a fim de que possamos ser verdadeiras orionitas, que partem em missão, com coração aberto e solidário.
Somo imensamente gratas a Deus que nos acompanhou com a sua graça durante esse Capítulo. Agradecemos de coração a cada uma de vocês pela proximidade demonstrada, através da colaboração, das lembrancinhas e das mensagens, assegurando as vossas orações.
Que a Mãe Aparecida e São Luís Orione nos acompanhe, hoje e sempre na missão de olhar o mundo, a sociedade, a vida, as pessoas com um olhar orionita que contempla e acende a luz da esperança para ancorar nosso viver em Deus.

As Capitulares
Cotia, 19 de Setembro de 2010.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Diocese inicia troca do telhado da Catedral



A Diocese de Tocantinópolis realizou no sábado, dia 18 de setembro, o sorteio de duas motos em prol da troca do telhado da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Consolação.


Neste período as missas da Catedral, realizadas diariamente às 6h e às 19h, serão transferidas para o Salão Paroquial, que fica ao lado da Catedral.

Mais informações:
Cl. Junior Gaigher
Assessor de Imprensa
(63) 8117 5984
(63) 9248 2809
juniorgaigher@hotmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ação Social Diocesana de Tocantinópolis




A solenidade de inauguração acontecerá dia
27 de setembro de 2010, às 19h30.
Rua Rio Branco, S/Nº, Alto da Boa Vista I
(Ao lado da Igreja Santíssima Trindade)
Tocantinópolis - TO

A cidade de Tocantinópolis, situada no extremo norte do Estado do Tocantins, Amazônia Legal, a 531 km da capital, Palmas – TO, com quase 30.000 habitantes, conta atualmente com um abrigo para idosos. O referido abrigo está localizado em uma construção antiga da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, de Tocantinópolis – TO funciona em condições precárias não possibilitando o mínimo conforto aos idosos acolhidos, os quais são abandonados ou pouco acompanhados pelas famílias, de forma que não tínhamos a possibilidade de acolher outros idosos por falta de espaço e estrutura.


Sendo uma preocupação da comunidade, há muito esperávamos por uma solução. No ano de 2007 surgiu uma possibilidade concreta de mudar radicalmente a forma de tratar os nossos idosos, não só de Tocantinópolis, mas dos municípios vizinhos. A Ação Social Diocesana de Tocantinópolis, entidade mantida pela Diocese de Tocantinópolis, recebeu uma doação de uma única benfeitora, a senhora Ireni Barcelos (residente em uma casa anexa ao abrigo) que possibilitou a construção de um prédio confortável e totalmente adaptado para acolher aos nossos idosos. A Ação Social Diocesana de Tocantinópolis avançou no projeto e, neste final de 2009, terminou a aplicação da doação com a construção do novo abrigo que está pronto em condições favoráveis de acolher até 34 idosos internos.


A construção está pronta desde 2009. A dificuldade em abrir a casa se deu em função da falta de recursos para equipá-la. Durante o ano de 2010, com a ajuda da Naturatins, da Prefeitura de Tocantinópolis, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de São Paulo, da Diocese de Tocantinópolis através do gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2010, das paróquias Bom Pastor e Nossa Senhora Aparecida de Rondonópolis, Mato Grosso, do Judiciário e do comercio de Tocantinópolis e da comunidade em geral, temos condições mesmo que ainda faltando alguns itens, dar inicio as atividades da casa.
O novo abrigo, chamado de Casa da Divina Providência, é uma ampla construção com 10 apartamentos com banheiro interno, sala de convivência, enfermaria, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, garagem, salas para administração, varandas, todos feitos de acordo com as normas da vigilância sanitária.

Inicialmente ocuparão as dependências da casa, um grupo de 10 idosos que estão residindo no abrigo antigo coordenado pelo senhor João José, membro da Associação dos Vicentinos. Outros idosos poderão ser beneficiados desde que julgados abandonados ou encaminhado pela assistência social das prefeituras ou pelo juiz ou promotor de justiça.
A Casa da Divina Providência será administrada pela diretoria da Ação Social Diocesana de Tocantinópolis e será mantida através de doações da comunidade, de parte da aposentadoria dos idosos e convênios com o governo do Estado do Tocantins, prefeituras e futuramente de produtos provenientes da Chácara São Sebastião do Ribeirão Grande de propriedade da Mitra Diocesana de Tocantinópolis. Como os idosos são pessoas pobres, alguns abandonados pela família, não há valor estipulado para a internação.

Giovane Pereira de Melo
Bispo Diocesano e presidente do Conselho Deliberativo da Ação Social Diocesana de Tocantinópolis


Mais informações:
Cl. Junior Gaigher
(63) 8117 5984
(63) 9248 2809
juniorgaigher@hotmail.com

sábado, 11 de setembro de 2010

Em solene celebração eucarística, tomou posse o novo Conselho Provincial, que completará o triênio 2009-2011.


Durante a celebração o diretor provincial, Pe. Freitas, fez a profissão de fé, colocando-se em comunhão com toda a Igreja e dispondo-se a servir os irmãos que lhe foram confiados.


Fez também o juramento de fidelidade, pelo qual comprometeu-se a promover, pela missão que lhe foi confiada, a doutrina transmitida pelos Apóstolos e a comunhão com todo o povo de Deus.


Pe. Erli



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eleito novo Conselho Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima (Brasília)


Eleito novo Conselho Provincial da Província Nossa Senhora de Fátima (Brasília)

Pe. João Batista de Freitas - Superior Provincial
Pe. Tarcisio Gregório Vieira - Vigário Geral
Pe. Francisco de Assis Silva Alfenas - Conselheiro
Pe. Celmo Coelho de Sousa - Conselheiro
Pe. Márcio Almeida do Prado - Conselheiro
Pe. José Carlos de Rezende – Conselheiro e Ecônomo
Pe. Erli Lopes Cardoso – Secretário

O Novo conselho provincial vai permanecer no cargo até a conclusão do período de 2009-2011.

Congratulações para o novo Conselho Provincial.
Estamos em oração com vocês.

Ave-Maria e Avante!