SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG OFICIAL DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO APRESENTA PARA TODOS OS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E LEIGOS E A TODA A CONGREGAÇÃO ESTE BLOG PARA FACILITAR OS COMUNICADOS.

terça-feira, 25 de maio de 2010

BENTO XVI IRÁ A MONTE MARIO PARA ABENÇOAR A ESTÁTUA RESTAURADA DA “MADONNINA”




O Santo Padre Bento XVI, no dia 24 de junho próximo, às 10:30 da manhã, irá ao Centro “Dom Orione” de Roma - Monte Mário para um momento de oração e para abençoar a grande estátua de Maria “Salus populi romani”, posicionada, com o seu modo solene e maternal, na direção da cidade de Roma. A estátua foi restaurada e recolocada no alto da torre.










A grande estátua de Nossa Senhora de 9 metros de altura, feita de cobre, dourada, caiu do pedestal de 19 metros de altura, durante um forte temporal com vento violento, em 12 de outubro passado.

O evento da queda, vivenciado quase como um luto, provocou um amplo movimento de afeto e de devoção da parte de autoridades e do povo da Capital com o pedido de rever, o quanto antes, no seu lugar, a estátua de Nossa Senhora que abençoa.

A breve peregrinação do Santo Padre, com a benção da Madonnina restaurada, assume um grande significado religioso e civil para toda a cidade, já que a estátua é “memória” de eventos históricos incutidos na consciência popular.

A visita do Papa Bento XVI em Monte Mário coincide também com a “Festa do Papa” que a cada ano a Família Orionita promove em todo o mundo, seguindo a tradição iniciada por São Luís Orione. Durante o ato de devoção junto à Madonnina de Monte Mário, o Santo Padre poderá encontrar o Capítulo Geral da Congregação reunido no mês de junho.

NOTÍCIAS SOBRE A MADONNINA

A estátua de Nossa Senhora foi colocada no alto de Monte Mário em 1953, logo depois de um voto popular da cidade de Roma, feito em 4 de junho de 1944, durante a segunda guerra mundial. Torna-se rapidamente familiar e querida aos Romanos que começaram a denominá-la "la Madonnina" não obstante a sua imponência.

A festa da “Madonnina” é celebrada anualmente no dia 4 de junho, porque é a data da “liberação de Roma”, acontecida sem desordens e sem derramamento de sangue, como foi pedido no voto promovido pelo Santo Padre Pio XII, valorizando uma iniciativa dos Orionitas que recolheram 1.100.000 assinaturas para tal finalidade. O voto foi expresso publicamente diante da sagrada efígie de Nossa Senhora do Divino Amor, exposta na igreja romana de Santo Inácio.

No dia 11 de junho, depois da liberação da cidade, o Papa Pio XII, em ação de graças pela imprevisível feliz conclusão da ocupação militar de Roma, foi celebrar a Missa na igreja de Santo Inácio, diante da venerada imagem, e disse: «Nós hoje estamos aqui não somente para pedir os Seus celestes favores, mas sobretudo para agradecer o que aconteceu, contra humanas previsões, no máximo interesse da Cidade eterna e dos seus habitantes. A nossa Madre Imaculada salvou uma outra vez a cidade de Roma de gravíssimos iminentes perigos. Ela inspirou, a quem tinha em mãos o poder, particulares sentimentos de reverência e de moderação, de modo que os eventos tomaram uma nova direção, mesmo no meio de um grandioso conflito. De tais eventos fomos testemunhas de uma incolumidade que deve encher a nossa alma de terna gratidão para com Deus e a sua puríssima Mãe.»

“Caridade e fé” foram prometidas a Nossa Senhora. Da parte sua, os Orionitas cumpriram o voto, primeiro aceitando o cuidado de órfãos e mutilados desamparados nos edifícios ainda não concluídos de Monte Mário e, depois, num sinal de fé, erguendo a grande estátua de Nossa Senhora “Salus populi romani”, abençoada em 4 de abril de 1953.





A estátua é obra do escultor Arrigo Minerbi,

hebreu, que permaneceu escondido durante as perseguições raciais nas casas da Obra de Dom Orione. A imagem de Nossa Senhora é realizada em cobre sobre uma guarnição de tela de ferro, com um revestimento de sutis folhas de ouro. O escultor Minerbi, considerando que o rosto da Mãe deveria, de algum modo, ter os mesmos traços do Filho, pegou do Santo Sudário a aparência de Jesus para modelar o rosto de Nossa Senhora.

Por ocasião das Olimpíadas de 1960, o arquiteto Pier Luigi Nervi tinha projetado o “Trono de Maria” que previa um santuário e a disposição harmônica de todo o espaço de Monte Mário.

O projeto, já aprovado pela autoridade eclesiástica, encontrou divergências de avaliação na sede do Conselho comunal e não foi realizado. Restou a Madonnina, que se tornou um elemento caro e distintivo da linha panorâmica de Roma.

Gravemente danificada depois da queda por causa do desmoronamento estrutural de 12 de outubro de 2009, a artística estátua foi prontamente restaurada graças ao trabalho do mestre Carlo Usai e da sua Equipe. Os recursos para o custoso projeto vieram da Associação Construtores Edili Romani, de uma coleta popular e da Congregação orionita.

Sala de Imprensa Orionita: 06.7726781; 320.4343394.

XXII ENEMECO

OLÁ FAMÍLIA ORIONITA!


“Uma comunidade animada e forte, onde reina a concórdia dos corações e a paz,

será sempre valorizada e estimada.”

São Luis Orione

Vem aí o XXII ENEMECO,

A SUA PARTICIPAÇÃO É VALIOSA PARA NÓS!!!!

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ!!!!

AVE MARIA E AVANTE!




quinta-feira, 13 de maio de 2010

SANTUÁRIO DE FÁTIMA - RIO DE JANEIRO




Igrejas programaram missas ao longo de todo o dia. Festividades começam às 6h no Santuário Nossa Senhora de Fátima.


Os católicos comemoram nesta quinta-feira (13) o Dia de Nossa Senhora de Fátima. No Rio de Janeiro, várias igrejas programaram missas ao longo de todo o dia. Na Rua Riachuelo, no Centro da cidade, as festividades começam às 6h e duram o dia todo, com procissão às 20h. No Méier, subúrbio, haverá missas e encontros para meditação a partir das 6h.

Na Rua Mambarés, em Marechal Hermes, haverá uma alvorada com fogos às 6h, seguida de missas. A procissão começa às 18h. Já na Taquara, na Rua Bacairis, número 390, as missas começarão a partir das 8h e o cortejo sairá às 19h. Em Campo Grande, na Zona Oeste, haverá missa às 18h, e procissão às 19h30 na Rua Vitor Alves, número 404.

Veja a programação completa em outros pontos da cidade:

Santuário Nossa Senhora de Fátima Rua Riachuelo, 367, Centro. Programação: Missas às: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 17h e 18h30 15h - consagração das crianças 16h - Benção dos enfermos 20h - Procissão Luminosa


terça-feira, 11 de maio de 2010

3ª SEMANA ORIONITA


6º ANO DE CANONIZAÇÃO DE SÃO LUIS ORIONE


Participe!


Novena de São Luis Orione nos dias 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14 e 15/05/10, às 19h no Santuário Sagrado Coração de Jesus, Hospital Dom Orione e Igreja São João Batista.


VIA CARITATIS

Dia 16/05 (domingo) caminhada percorrendo as obras orionitas.

Concentração às 05h:30 da manhã na Igreja São João Batista, saída às 06h em caminhada e encerrando no Hospital e Maternidade Dom Orione com o café da manhã.


Encerramento - Celebração em ação de Graças pelo 6º ano de Canonização de São Luis Orione.
Dia 16/05/10

Local: Santuário Sagrado Coração de Jesus

Horário: às 18h.





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia Missionário Orionita




O Dia Missionário Orionita já se tornou uma bonita tradição em nossa família religiosa, constituindo-se uma importante ocasião para manifestarmos a nossa solidariedade, partilhando do que temos, mesmo que seja pouco.
Para este ano a coleta do Dia Missionário Orionita terá duas destinações: para a Comunidade de Palmas e para a Vice-Província "Nuestra Señora del Carmen", do Chile, que sofreu recentemente com a tragédia do terremoto, amplamente divulgado na mídia.
Neste sentido, contamos com a solidariedade de todas as casas nesta partilha fraterna. Nesta semana o Ecônomo Provincial enviará os boletos bancários para que cada comunidade faça a sua contribuição. Não deixe de dar a sua colaboração. Ela será muito significativa para os nossos irmãos e irmãs.
Às vésperas do XVI Congresso Eucarístico Nacional, Jesus nos motive a partilhar do que temos, Ele que doou a sua própria vida por amor da humanidade.
Meu fraternal abraço a todos!





Pe. Erli
Secretário Provincial

Ouro Branco - MG








GOVERNADOR VISITA OBRAS DE RESTAURO DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE OURO BRANCO

O governador de Minas Gerais Antônio Anastasia vai participar, neste sábado, dia 1º de maio, a partir das 15h, de uma visita guiada às obras de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio, um belo exemplar do barroco mineiro, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Nacional). A obra de restauro foi iniciada em dezembro do ano passado e conta com o patrocínio da CEMIG, do Governo de Minas e do BNDES. Os recursos foram captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, totalizando R$ 800.000,000 que já foram repassados por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda. A obra de restauração tem previsão para ser concluída em dois anos.

OURO BRANCO E A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
Atraídos pela existência de ouro em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou um metal que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como Arraial de Santo Antônio de Ouro Branco. Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da igreja da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717 tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos. Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de
Itatiaia também remanescentes do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada às margens da Estrada Real, na comunidade de Carreiras, zona rural do município.

ASSOCIÇÃO AMIGOS DA CULTURA DESENVOLVE TRABALHO REGIONAL
Fundada em 8 de abril de 1997, a Associação Amigos da Cultura tem ampliado seu campo de atuação na região do Alto Paraopeba. A instituição foi criada para restaurar e preservar os bens culturais de Ouro Branco que estavam praticamente abandonados. Na atualidade, os Amigos da Cultura desenvolvem projetos com abrangência em 23 municípios da região. O principal foco da instituição é associar a preservação do patrimônio cultural com ações educativas, reforçando o sentimento de pertencimento e de ações preservacionistas na comunidade. A Associação Amigos da Cultura já realizou importantes obras de restauro em Ouro Branco e região. Em 2000, a instituição restaurou e reabriu à visitação a Casa de Tiradentes, localizada às margens da Estrada Real. Em 2002, a AACOB revitalizou a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, localizado no centro da cidade. Em 2004, a entidade coordenou a restauração das imagens sacras relacionadas às
celebrações da Semana Santa: Cristo Morto, Cristo Crucificado e Senhor dos Passos. Em 2009, entregou totalmente restaurada a Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na antiga Passagem de Queluz, em Conselheiro Lafaiete. Atualmente, a instituição está restaurando a igreja Matriz de Santo Antônio que está fechada para a celebração de missas devido ao processo de restauro. Agora, as missas estão sendo celebradas no Teatro Dom Orione que fica próximo à Matriz de Santo Antônio. Mais informações sobre o processo de restauro da igreja Matriz de Santo Antônio pelos telefones (31) 3741. 6400 ou (31) 8593.3393.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA CULTURA, TREZE ANOS DE TRABALHOS DEDICADOS À PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES MINEIRAS.


Parabéns Edilson Nascimento

Natural de São João Del Rei, Edilson Nascimento tem um histórico de lutas na defesa do patrimônio cultural mineiro, estimulando assim o fomento do turismo por meio de ações preservacionistas. Fundador da Associação Amigos da Cultura, Edilson coordenou importantes obras de restauração em Ouro Branco e região, como a revitalização da Casa de Tiradentes que estava completamente abandonada e jogada às traças. Em 2002, buscou parcerias em Brasília para restaurar a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, reaberta para visitação de missas regulares graças à iniciativa deste mineiro idealista. No ano passado, coordenou as obras de restauro da igreja da Passagem de Gagé, localizada em Conselheiro Lafaiete. Quando era representante da Divisão Municipal de Cultura, em 1996, Edilson também coordenou a restauração da Matriz de Santo Antônio. Na atualidade, Edilson Nascimento está orientando a restauração completa da Matriz de Santo Antônio, um belo exemplar do barroco mineiro. Além de um vasto trabalho em organizações do Terceiro Setor, Edilson Nascimento é o atual Superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Nascido no dia 09 de maio de 1969, Edilson Nascimento já deixou um importante legado às futuras gerações e uma mensagem de persistência e humildade. Parabéns Edilson Nascimento! São as felicitações sinceras de todos os Amigos da Cultura.





Edilson Nascimento e Aécio Neves, cidadãos compromissados com a preservação das tradições mineiras

terça-feira, 4 de maio de 2010

MAIO MÊS MARIANO - MARIA: CAMINHO PARA JESUS

“ A Jesus, ao Santo Padre e às almas através de Maria: Nossa Senhora chama a nossa Congregação a ser uma congregação mariana, que vive de amor a Deus, à Igreja e aos pobres, através de Maria e tudo com intenso amor a Maria.” São Luis Orione


Nossas mães passam, morrem: Maria, Mãe das nossa mães, é a grande Mãe que não morre. São passados 20 séculos e está mais viva do que quando cantou o Magnificat e profetizou que todas as gerações a chamariam bem aventurada. Maria permanece, vive e permanece, porque Deus quer que todas as gerações a sinta, e a tenham como mãe.


Falar do amor a Nossa Senhora em Dom Orione, significa falar da sua pessoa, enquanto ele preenchia toda a sua vida de Nossa Senhora. Estas palavras demonstram tudo: “Leiam sobre a minha testa, leiam no meu coração, leiam na minha alma, não vereis nada em que não esteja escrito: Graça de Maria.”


A devoção a Maria – nos lembra Dom Orione – não é simplesmente um ornamento da nossa santa religião, nem uma flor qualquer, ou um recurso como tantos outros de que podemos nos servir a bel prazer: Mas é uma parte integrante. Deus não quis viver entre nós a não ser por meio de Maria. E nós não podemos chegar até Deus senão por meio de Maria”.

No admirável plano da Divina providência, Maria desempenhou um papel único. É a primeira criatura a ser beneficiada com o dom do amor trazido por Jesus, tornando-se disponível para acolher no seu seio o Filho de Deus. Como diz o Concílio Vaticano II: “ Maria consagrou totalmente a si mesma como serva do Senhor à pessoa e à obra do seu Filho, servindo ao mistério da redenção em dependência dele e com ele e com a graça do Deus Onipotente.


Por esta colaboração e por este serviço à humanidade, a Igreja reconhece Maria como a “medianeira” para ajudar a todo cristão a aproximar-se do Filho de Deus Pai. É uma missão que lhe foi dada por Deus como dom, que lhe provém em vista dos méritos de Jesus seu Filho e que Ela, como mãe, recebeu para ajudar todo cristão a aproximar-se de Cristo. E esta missão de Maria estava bem presente em Dom Orione.


Para compreender a grande devoção Mariana de Dom Orione, é preciso ter presente a sua história pessoal, toda ela entrelaçada de graças a Nossa Senhora e de sua devoção. “ Quando me lembro de todas as graças que recebi de Deus por meio de Maria, parece que sou como uma daquelas capelas cujas paredes estão cobertas de “promessas” com estas palavras: “por graça de Maria”. Sim, eu sou como uma daquelas capelas. Não há nada em mim sobre o qual não se possa dizer: Graça recebida de Maria! Esta força que tenho, a missão divina que exercito, este hábito religioso que tenho, são graças recebida de Maria.”


O nosso Pai nos apresentou o amor a Nossa Senhora como caminho e meta que nos conduz a Jesus, porque é Ela o modelo perfeito do amor a Jesus. E para viver de Jesus, Dom Orione tinha a convicção de que era necessário imitar Maria, já que é Ela a mãe e a discípula que nos permite chegar a seu Filho.


Maria está em condições de ajudar cada cristão e cada ser humano a aproximar-se de seu Filho porque Ela o acolheu na sua vida, porque foi a primeira a apresentá-lo à humanidade, representada pelo magos e os pastores. E depois porque esteve sempre perto do seu Filho nos momentos mais importantes da sua vida.


“Ela é o caminho mais breve e mais seguro para chegar a Jesus. Se observamos bem o que mostra o evangelho, é sempre a Mãe Santíssima que nos apresenta Jesus. Amando Maria estamos seguros de amar Jesus”.


Muitas vezes Dom Orione salientou que a maternidade de Maria em relação a nós seus filhos, supõe a imitação de suas virtudes. João Paulo II, na encíclica “ Mãe do Redentor”, lembra que “durante o concílio Paulo VI proclamou solenemente que Maria é mãe da Igreja, isto é, mãe de todo povo cristão, tanto dos fiéis quanto dos pastores”.

Festa do trabalhador no Hospital Dom Orione




A festa do trabalhador no Hospital Dom Orione foi comemorado no Clube Dom Orione. O evento foi iniciado com a santa missa, Presidida pelo Pe. Jorge Luis e concelebrada pelo Pe. Márcio Almeida do Prado. Em seguida houve sorteio de brindes, ginástica laboral, almoço e torneios de futebol.