SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG OFICIAL DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO APRESENTA PARA TODOS OS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E LEIGOS E A TODA A CONGREGAÇÃO ESTE BLOG PARA FACILITAR OS COMUNICADOS.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Semana Santa

O DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém.


“Dance de alegria,
Cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento."
Profecia de Zacarias
(Zc 9,9)


Quinta-feira Santa
Com a "missa da ceia do Senhor", abre-se o tríduo pascal. Ela é a preparação final da Páscoa e inicia já a celebração pascal.
É também o "dia da entrega": o Senhor se entregou para nós, sobretudo na eucaristia.
Lava pés: A lavagem dos pés dos discípulos simboliza o ato supremo de serviço e amor à humanidade, sacrifício expiatório de Cristo. Sua mensagem é que não somente devemos imitar o espírito de serviço de Cristo nas menores coisas, mas estarmos preparados para segui-lo em todo caminho.
A solene transladação do Santíssimo Sacramento: Após a missa, o sacerdote, acompanhado de seus ministros, leva o santíssimo sacramento em procissão até o altar da reposição. É uma procissão solene, evoca a festa do Corpo e Sangue de Cristo. A adoração deve caracterizar-se por luzes e flores, enfatizando o dom do Senhor, o "dom do sacrifício pascal", que é precisamente o mistério da morte de Jesus.
Desnudamento do altar: é um gesto simbólico, e por vezes dramatizado, como lembrança do desnudamento de Jesus. É feito em silêncio após a celebração.







Jesus fez da caridade o novo mandamento, amando os seus até o fim, manifestando o amor que recebeu do Pai. (Catecismo da Igreja Católica pág.227.) Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros Como eu vos amei (Jo 15,12).





Sexta-feira Santa
A Igreja não vê esse dia como de pranto e luto, mas como dia de amorosa contemplação do sacrifício cruento de Jesus, fonte de nossa salvação. Ela não faz na Sexta-feira santa um funeral, mas celebra a morte vitoriosa do Senhor. Neste dia não há missa em lugar nenhum do mundo.

A adoração da Cruz
Não se oferece o sacrifício eucarístico na Sexta-feira santa. Em lugar da eucaristia fazem-se a apresentação e a adoração da cruz. A atenção da Igreja se fixa no calvário.
Liturgia da comunhão
Terminada a liturgia da adoração da cruz, cobre-se o altar com uma toalha e traz-se o Santíssimo Sacramento. O presidente da assembléia adora-o, fazendo uma genuflexão.

Não existe amor maior no mundo do aquele que dá a vida pelos irmãos.
Jesus se entregou por amor a nós.



















Vigília Pascal





Com a chegada da noite, entramos no coração de nossas celebrações da semana santa. É a hora da grande vigília, a vigília pascal, "a mãe de todas as vigílias" (St. Agostinho). A vigília pascal é o ponto alto de todo o ano litúrgico, a celebração mais importante na vida do cristão. Nela celebramos o mistério da redenção humana.
Os momentos da liturgia da Vigília pascal:
Celebração do fogo novo e da luz, é a primeira parte da vigília que celebra a luz do mundo que é Jesus na glória de sua ressurreição. E o sinal principal é o círio da páscoa. Benze-se o fogo fora da Igreja e acende o círio pascal que evoca a luz de Jesus que ressuscita em sua glória.
Celebração da água (batismo e renovação das promessas batismais)
A bênção da fonte significa que a graça do batismo não sai da água como elemento material, mas do Espírito Santo que a santifica; essa idéia se expressa mediante o sinal da imersão do círio na fonte batismal.
Celebração do pão e do vinho (Liturgia eucarística): o ponto alto da celebração é a Eucaristia, ação de graças por excelência, celebração da nova Páscoa de Cristo participada pela Igreja. A vida que nasce no Batismo e é animada pelo Espírito alimenta-se na mesa do Cordeiro pascal. "Este é o momento em que nasceu a verdadeira eucaristia: a páscoa.


Água – Fonte que rega e inunda, lava e recria.
Luz e Fogo que orienta, iluminam, penetram, guiam e purificam.


CÍRIO PASCAL

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário